skip to Main Content
Dia Nacional Da Pizza: Como Surgiu A Pizza No Brasil?

Dia Nacional da Pizza: Como surgiu a Pizza no Brasil?

Hoje, dia 10 de julho, é comemorado no Brasil o Dia da Pizza por isso hoje vamos falar um pouco sobre essa delicia que é muito amada em todos os cantos do mundo!

Apesar do que a maioria pensa, a pizza não nasceu na famosa Itália. Ela surgiu com os egípcios, que desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular chamada de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, palavra que deu origem ao nome que conhecemos hoje.

Mas é conhecida como um símbolo gastronômico da Itália pois foram eles que incrementaram mais esse prato, acrescentando as variações de sabores e introduzindo o molho de tomate e o queijo muçarela como base da massa. Além disso, foi em Nápoles, em 1830, que surgiu a primeira pizzaria conhecida, a Antica Pizzeria Port’Alba.

Agora que sabemos como começou a história da Pizza, paramos para pensar: Como ela surgiu aqui no Brasil? Bom, chegou no século XIX por meio de imigrantes italianos. A primeira pizzaria do Brasil foi montada pelo pizzaiolo italiano Carmino Corvino. Em 1910, o chef abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás.

Como a maioria sabe, existem algumas diferenças entre a tradicional pizza da Itália para a nossa pizza, somos conhecidos por sempre dar nosso “jeitinho brasileiro” e com a pizza não seria diferente não é mesmo? A principal diferença entre a pizza italiana e a pizza brasileira é que a italiana valoriza mais a massa e o molho, sendo a cobertura mais leve. Já as pizzas daqui geralmente contam com coberturas mais grossas e com vários ingredientes, dando mais foco ao recheio, que cá entre nós, fica uma delícia né?

Existem diversos sabores, desde salgada a doces, dos mais tradicionais aos mais exóticos como uma pizza de sushi (pois é, isso existe mesmo!), temos com borda recheada ou sem. Enfim, temos para todos os gostos, e vale a pena comemorar essa data deliciosa, já vou ligar para a pizzaria e pedir uma para a minha noite da pizza, quem vem comigo?

Compartilhe:
Este artigo tem 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top