skip to Main Content
Como Surgiu A Black Friday

Como surgiu a Black Friday

Todos nós sabemos que a Black Friday é uma data muito importante para os lojistas e consumidores, pois é a época do ano em que os valores abaixam e os consumidores vão atrás dos produtos e compram muito. Mas você sabe como surgiu a Black Friday?

Ela foi criada entre 1980 e 1990, nos Estados Unidos, com o intuito de aumentar o movimento do comércio após o Dia de Ação de Graças, subindo as vendas dos lojistas no final de ano. A Black Friday que conhecemos atualmente só se tornou um dos dias de maior venda do ano a partir de 2001, tanto que durante um bom tempo a data era no sábado, e não na última sexta-feira do mês de novembro.

Os outros países viram como aumentavam as vendas e era uma época muito boa, então decidiram aderir a Black Friday, tais países como: Brasil, Canadá, México, Inglaterra, Argentina, Chile, Índia e Japão. No México, o nome Black Friday teve o nome alterado para “El Buen Fin”, devido ao aniversário da revolução de 1910, que cai no mesmo Dia de Ação de Graça dos Estados Unidos, feriado que os mexicanos não possuem.

Em 2019, ano que marcou o período pré-pandemia, o e-commerce apresentou um aumento de vendas no primeiro semestre de 26,4 bilhões de reais, sendo 12% maior que no mesmo período de 2018. Já no mês de junho de 2019, a porcentagem foi 43,1% de encomendas online, enquanto o ano anterior teve apenas 35,8%, conforme dados da eBit.

Neste ano, pela primeira vez a data mais aguardada dos lojistas irá acontecer com um dos maiores eventos: a Copa Mundo. Trazendo algumas situações que podem potencializar mais ainda o crescimento de oferta e procura digital, pois segundo pesquisas do Google, 5 milhões de novas pessoas começaram a comprar online entre 2021 e este ano no país.

De 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar nesta Black Friday, pois a expectativa neste ano é de preços melhores do que ao ano anterior, conforme pesquisa da Neotrust. Ainda conforme dados da Neotrust, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 4,3% no número de aquisição de produtos neste segundo trimestre de 2022, comparado ao ano anterior de 2021 durante o mesmo período, sendo um bom indicativo para Black Friday de 2022.

Agora que você já sabe como surgiu a Black Friday, fique sabendo também que estamos na nossa Black Week, uma semana com descontos imperdíveis nos nossos imóveis. Você não vai ficar fora dessa né?

Compartilhe:
Este artigo tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top